Dicas para abrir um restaurante de sucesso - Seja Evo
Curiosidades Dicas para seu negócio Sem categoria

Dicas para abrir um restaurante de sucesso

O mercado da alimentação é um dos mais fortes da economia brasileira e abrange desde bares a restaurantes. O cenário do mercado brasileiro de alimentos para 2020 terá um crescimento de 2% em relação a 2019, então se você tem paixão pela cozinha e quer abrir o seu próprio negócio, o momento é agora. Listamos as principais dicas para você abrir um restaurante de sucesso e  se destacar no mercado da alimentação.

shutterstock_286965218  

O perfil de um empreendedor da alimentação

O empreendedor precisa ter visão organizacional e planejamento para se preparar para uma longa jornada, sabendo desde o início que será necessário aprender a administrar o estabelecimento, enfrentando possíveis dificuldades e muitas vezes abdicando de seu lazer e tempo para trabalhar a noite, nos fins de semana e feriados.

Todas as ações devem ser planejadas, como: finanças, marketing e regularizações, aceitando desafios e sempre buscando soluções2 viáveis para a resolução de problemas.

O perfil do empreendedor deve inspirar confiança para delegar responsabilidades e formar uma equipe com um clima agradável e descontraído. Contratar bons profissionais é um papel importante, o  empreendedor gastronômico deve focar na escolha de um bom chefe de cozinha e também no preenchimento de outras funções que exigem uma preparação qualificada para atender bem os seus clientes e gerir o restaurante de maneira confiável.

Para conseguir traçar seu objetivo o empreendedor pesquisar bem o mercado e planejar o seu negócio para reduzir o risco de fracassos e prejuízos. 

1.Formalizando a empresa

Prepare-se para a burocracia, formalizar uma empresa é um processo que consiste paciência, pois é necessário ter em mãos documentos que comprovem a regularização da situação econômica e eventuais licenciamentos.  Confira no nosso post por que é importante registrar a sua empresa: https://sejaevo.blog/por-que-e-importante-pensar-em-registrar-sua-empresa/

Além disso, o restaurante deve se adequar às normas e regularizações sanitárias, então é importante se informar sobre as regras específicas da vigilância sanitária da sua região.

2.A localização do seu restaurante

Um dos fatores cruciais é a escolha da região. Para abrir um negócio é importante entender o comportamento das pessoas que residem ou trabalham pelo bairro, qual o horário de movimentação da rua, público alvo, definir os preços de acordo com a região e conhecer seus concorrentes.

O ideal é fazer uma visita aos restaurantes concorrentes para saber o que eles oferecem, como o cardápio, a estrutura, os preços praticados, as estratégias de divulgação, entre outros. Compreendendo esses pontos, você consegue definir o seu diferencial.

3.Invista na apresentação do restaurante

Cuide bem dos detalhes e capriche na apresentação do cardápio, crie alternativas para captar mais clientes, como por exemplo: cartão fidelidade, divulgação e ações nas redes sociais para atrair e conquistar mais clientes.

4.Qualidade dos alimentos

A contratação de um bom cozinheiro ou chef é o ponto mais importante do restaurante, porém não podemos esquecer da qualidade dos produtos. É essencial buscar um fornecedor para a escolha de ingredientes de qualidade, com preços acessíveis e com a possibilidade de negociar os valores.

Cuide do seu estoque e compre somente o necessário para que os alimentos não  estraguem, o que pode resultar em prejuízo para o seu negócio. A forma de armazenar os produtos também interfere diretamente na qualidade dos pratos. Deixe-os em locais arejados e com o máximo de higiene.

Siga as nossas redes sociais e fique atento ao nosso blog, toda semana com muitas dicas e informações que te ajudam a traçar objetivos empreendedores 😉

Confira Nosso ultimo post

Veja também

Sem comentários

    Deixe uma resposta

    %d blogueiros gostam disto: