Entenda como a procrastinação pode prejudicar seu desempenho - Seja Evo
Destaque Dicas para seu negócio

Entenda como a procrastinação pode prejudicar seu desempenho

procrastinação

Sabe aquela voz interior que insiste em dizer “relaxa, posso fazer isso depois” ou  “sei que posso começar isso amanhã”? Não dê ouvidos! A procrastinação está batendo à sua porta e é sobre ela que vamos conversar hoje. 

trabalho

trabalho

Esse termo, derivado do latim procrastinare, significa adiar até amanhã, já para os antigos filósofos gregos, significava “perder as batalhas para si mesmo”. Normalmente, quem possui o hábito de procrastinar, sabe que está evitando a realização de uma tarefa importa e que esta não é uma boa ideia, no entanto, fazem mesmo assim. 

Para entendermos mais, é importante considerar que procrastinação e preguiça são coisas diferentes, o próprio dicionário nos deixa bem claro que se trata de um estado de prostração, aversão ao trabalho e moleza, seja por razões psíquicas ou físicas, já a procrastinação é quando há o adiamento de uma ação ou decisões em detrimento de outra atividade, ou seja, perda de tempo priorizando aquilo que, nem sempre, é realmente importante.

Este artigo do The New York Times revelou que a procrastinação não é somente sobre como gerenciamos nosso tempo e atividades, mas também sobre a forma como lidamos com emoções desafiadoras e estados negativos que determinadas tarefas podem nos causar, como:  tédio, insegurança, frustração, ansiedade e muito mais. 

procrastinação


Nosso psicológico é capaz de nos boicotar e desenvolver aversão à algumas atividades pelo simples fato de nos parecerem desagradáveis, longas demais ou pouco satisfatórias em seu resultado final, por isso é comum realizarmos a substituição de tarefas mais densas e importantes por aquelas que são mais simples e que levam menos tempo. Em casos mais intensos, algumas pessoas podem desenvolver complexos de inferioridade ou insegurança deixando, até mesmo, de realizar determinadas ações. 

Adiar uma ação importante nos proporciona alívio momentâneo, pode até trazer aquela sensação de controle  fazendo desta prática um potencial ciclo vicioso e como consequência, para muitas pessoas já habituadas a esse estilo de vida, acaba se tornando um grande desafio vencer a procrastinação. 

Para resolver isso, não existe aquele botão “Parar de Procrastinar” que apertamos e pronto, fica tudo certo, por esse motivo separamos 05 dicas práticas sobre como vencer a procrastinação, obter mais produtividade no dia a dia e gerenciar suas emoções com mais facilidade:

01 – Evitar não é a melhor recompensa

Postergar ações podem sugerir ao cérebro uma ilusão de respiro, por isso parece trazer sensações de conforto e recompensa. Para contornar esse fator, encontre maneiras mais eficazes para se auto recompensar: Crie pequenas comemorações para si mesmo após concluir aquelas tarefas que são mais exaustivas, promova pequenas alegrias como, por exemplo, comer um chocolate, tomar um café, um minuto de relaxamento, ou alguma outra prática rápida que te deixe feliz, atitudes assim poderão aliviar os sentimentos negativos diante de grandes tarefas.

02 – Perdoe-se

Auto-perdão pode parecer meio clichê mas funciona mais do que você possa imaginar! Os grandes inimigos dos nossos próprios sentimentos, até mesmo quando procrastinamos alguma ação importante no trabalho, são a culpa e o arrependimento por não termos feito o que deveríamos ou da melhor maneira possível. Muitas pessoas se sentem inferiores em seus ambientes de trabalho e não se dão conta de que o motivo pode ser o hábito de procrastinar, enquanto o colega de trabalho costuma ser mais produtivo e trazer resultados melhores, quando você adia atividades importantes ou complexas, seu subconsciente decodifica tal atitude como falta de aptidão, desinteresse, preguiça, ou seja, envia mensagens negativas e nocivas que refletem inconscientemente na maneira como você encara a si.   

Talvez agora você se pergunte: “Mas como posso evitar?” 

Bom, um estudo feito nos estados unidos em 2010 registrou que a produtividade do ser humano aumenta quando o foco é concentrado nos próximos passos e não nos erros cometidos no passado. Quando passar por esses momentos, não se martirize mais, exerça a auto-compaixão, entendendo que falhas são deslizes pontuais que não determina toda sua singularidade ou trajetória, permita-se começar mais uma vez. 

perdoe-se

perdoe-se

03 – Organize suas tarefas

Organizar e dividir, quando possível, suas tarefas é uma técnica muito eficiente para melhorar a produtividade e evitar a procrastinação. Use a tecnologia ao seu favor, busque por aplicativos que possam organizar, de forma clara, todas as suas atividades do dia, começando pelas mais difíceis até as mais simples.

Como sugestão, separamos alguns aplicativos grátis que te ajudarão a vencer a procrastinação:

  • Trello
    Esse aplicativo permite de forma criativa e divertida a criação de listas, quadros e muitas outras funcionalidades para melhorar sua organização. Nele você pode deixar a personalização do seu jeito, determinando as datas de entrega, incluindo check-lists e utilizando integrações com outras ferramentas. Além disso há a possibilidade de compartilhar suas listas e cards com qualquer amigo que também o utilize.
  • Wunderlist
    Essa ferramenta permite te deixar conectado em todo tempo com suas tarefas. Ele pode ser utilizado em seu celular, tablet ou computador e seu design simplificado permite a criação de tarefas de maneira bem fácil e objetiva. Nele você pode agendar os alertas e ser notificado sempre que uma nova tarefa deve ser iniciada.
  • Todoist

Um aplicativo minimalista e inteligente que tem como objetivo principalmente te manter focado no que realmente interessa. Nele você planeja seus projetos e determina metas para eles, adiciona tarefas recorrentes e ainda há a possibilidade de medir seu progresso. Se você utiliza o Gmail, ele possui integração e te permite acessar facilmente suas atividades. 

04 – Foque no resultado

Outra forma eficaz de diminuir o desânimo diante de uma nova e longa tarefa é focar seus pensamentos no resultado! Ao se deparar com algo muito importante e extenso, tenha em mente o seguinte pensamento: Quanto mais cedo começar e me dedicar nessa atividade, mais rápido terminarei e obterei ótimos resultados.

O segredo de bons empreendedores está na forma como lidam com os desafios, olham para os objetivos e fixam suas mentes no sucesso que, por mais distante que pareça estar, com certeza vai chegar.  Então, quanto antes você se dedicar, mais rápido alcançará o topo da montanha!

procrastinação-foco

05 –  Autoconhecimento


Essa é a palavra-chave na corrida do sucesso de muitos empreendedores. Conhecer-se é primordial para vencer a procrastinação e se tornar alguém mais produtivo uma vez que, ao procrastinar tarefas e decisões importantes, você corre o risco de comprometer todo seu planejamento e equipe. Alinhe com sinceridade o que têm tirado o seu foco, quais as distrações ou outras ocupações que têm comprometido a sua atenção sobre as atividades primordiais. Após realizar esse diagnóstico, coloque limitadores, por exemplo, se são as redes sociais ou o whatsapp que estão distraindo você, delegue essa tarefa a algum colaborador que já execute a função de atendimento ao público, todo bom chefe sabe delegar tarefas de maneira inteligente à sua equipe. Dedique-se ao que, de fato, é importante no seu dia a dia, como a gestão da sua empresa, verificação dos processos, administração das finanças, busca por novas oportunidades no mercado, monitoramento e auxílio da equipe, entre outras atividades e se desprenda das atividades que te tiram do foco. 

Para finalizarmos esse post, lembre-se que você não está sozinho e nunca será a única pessoa na face da terra que já passou por isso, aconselhe-se com outros profissionais que já passaram por isso, você verá que é possível vencer! Não deixe que os medos, a ansiedade e o desânimo tirem seus olhos daquilo que você está construindo nesta jornada empreendedora. Coloque essas dicas em prática, comece hoje mesmo e alavanque os seus resultados!

Até a próxima!

05 hábitos saudáveis para ter um excelente dia

Veja também

Sem comentários

    Deixe uma resposta

    %d blogueiros gostam disto: