Qual o seu plano de negócio para 2019? - Seja Evo
Destaque Dicas para seu negócio

Qual o seu plano de negócio para 2019?

plano de negócio 2019

“Um plano de negócio é um documento que descreve os objetivos de um negócio e quais passos devem ser seguidos para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado” (Sebrae).

plano de negócio 2019

O ano de 2019 chegou e esta é a oportunidade perfeita para explorar novas maneiras de fazer o seu negócio crescer – e para isso, é necessário planejamento. A melhor forma de começar o seu novo plano de negócio para 2019 é refletir sobre como foi o seu 2018.

  • O que deu certo, o que atraiu mais clientes para a sua loja, o que trouxe mais lucros?
  • O que não deu certo e não deve ser repetido?
  • Quais melhorias posso fazer dentro do meu estabelecimento ou produto/serviço?

Análise SWOT

Depois de pensar bem nestas perguntas, separe em uma folha os seus principais erros e acertos. Feito isso, prepare-se para iniciar o seu plano de negócio começando pela análise SWOT – sigla conhecida como Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Esta análise ajuda a ampliar sua visão sobre o seu empreendimento e atentar-se a aspectos que possam interferir diretamente no seu negócio.

Vamos começar então pelas forças e fraquezas, fatores que dependem diretamente de você e de sua equipe, elementos que estão sob o seu controle, ou seja, você pode decidir sobre eles.

images@@Social-Programs-Leadspace-Clipboard-v2

As forças estão relacionada às vantagens que sua empresa possui em relação aos seus concorrentes. São as aspectos mais fortes de sua empresa. Para defini-las, responda perguntas como as relacionadas abaixo:

  • Quais os seus melhores produtos?
  • Quais seus melhores recursos?
  • Qual seu maior diferencial competitivo?
  • Qual o nível de engajamento dos clientes?

Já as fraquezas, são aqueles aspectos internos que  podem prejudicar, de alguma maneira, o andamento do seu negócio e você pode encontrá-las utilizando os seguintes exemplos de perguntas:

  • Produto altamente perecível;
  • Matéria prima escassa;
  • Equipe desmotivada;
  • Tecnologia ultrapassada;
  • Processo de entrega deficitário.

O próximo passo é encontrar as oportunidades e ameaças inerentes ao seu negócio, são fatores externos que, não dependem diretamente de você ou da sua empresa mas, podem interferir positiva ou negativamente no seu negócio.

plano de negócio 2019

As oportunidades são aqueles aspectos que indicam benefícios e crescimento, que podem ser explorados e aproveitados, como por exemplo:

  • Algum modismo esporádico que aumente o consumo de seu produto;
  • Datas comemorativas
  • Acesso à uma novas tecnologias;

Ao contrário das oportunidades, as ameaças são forças externas que interferem negativamente e devem ser tratadas com cuidado, pois podem prejudicar seus resultados. É importante então, estudar alternativas que previnam os impactos que estes aspectos podem causar, veja abaixo alguns exemplos de ameaças:

  • Novos competidores;
  • Perda de trabalhadores fundamentais;
  • Mudança de Leis e parâmetros regulamentadores;

Para realizar a análise da sua empresa é legal reunir sua equipe para que façam juntos, quanto mais pontos vocês conseguirem encontrar mais completa e esclarecedora será sua análise. Também é importante incluir no seu plano de negócio, a realização de uma pesquisa de mercado – para se atentar ao que os seus concorrentes estão fazendo e também para identificar tendências podem ser aproveitadas.

Defina os seus objetivos para 2019

O processo de definição da sua SWOT e da pesquisa de mercado são importantes para  uma visão do cenário atual e um panorama de onde sua empresa pode chegar em um ano. Dessa forma, é mais fácil definir quais serão os objetivos para o seu negócio este ano e de que maneira você pode alcançá-los.

Exemplo:

Objetivo: a empresa tem como objetivo para 2019 o aumento do faturamento bruto em 15% em relação a 2018.

boa-ideia-negocioPlano de ação: criar uma página no Facebook e um perfil no Instagram até Fevereiro/ Março para divulgação, promoção, relacionamento e acessibilidade da empresa e de seus serviços.

Planejar ajudará a entender melhor os produtos e os serviços a serem oferecidos pela sua empresa, bem como possíveis clientes, concorrentes, fornecedores e muito mais.

E o mais importante, com o seu plano de negócio pronto, você saberá responder se vale a pena iniciar, manter ou ampliar o seu negócio. Para quem quer ainda mais facilidade na hora de montar o seu plano de negócio para 2019, o Sebrae disponibiliza um link com um documento para download que é só você preencher de acordo com a sua SWOT e objetivos.

Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio

Gostou das nossas dicas de hoje? Aproveite e curta nossa página no Facebook e no Instagram para acompanhar mais novidades:

https://www.facebook.com/sejaevo/

https://www.instagram.com/sejaevo/

Veja também

Sem comentários

    Deixe uma resposta

    %d blogueiros gostam disto: