05 hábitos saudáveis para ter um excelente dia - Seja Evo
Curiosidades

05 hábitos saudáveis para ter um excelente dia

meditação_para_hábitos_saudáveis

Os estudos do IBGE mostraram que a expectativa de vida dos Brasileiros é de 76 anos, em 2016 era de 75 anos, ou seja, tivemos um avanço (pode parecer pequeno, mas ainda é um progresso, empolgue-se!) Além de viver por mais tempo, é importante viver bem! Se você tem o dia a dia corrido, já ligou o piloto automático por diversas vezes e deixou de aproveitar as pequenas coisas boas da vida porque estava correndo demais, chegou a hora de exercer hábitos saudáveis. Aproveitar o dia não significa apenas parar e ouvir o canto dos pássaros ou se sentar na grama e sentir a brisa fresca às quatro da tarde. É possível ter um dia excelente mesmo no meio da correria da cidade grande e podemos te provar isso.

Separamos 5 hábitos saudáveis para que você tenha um dia excelente, produtivo e LEVE!

1 – Exerça gratidão

Certa vez um autor desconhecido escreveu: “Gratidão é reconhecer que a vida é um presente!”. Em meio a um dia extremamente caótico, exercer gratidão é um desafio e tanto, tente focar seus pensamentos em coisas positivas, momentos bons, sonhos, projetos de um futuro feliz ou objetivos que você almeja alcançar. Não se prenda àquilo que deu errado, foque sua mente no que já pode conquistar, pense na sua família, amigos, pense nos sonhos que você ainda deseja realizar e agradeça por ainda ter motivação suficiente para continuar seguindo. Agradeça pelo ar, disponível na atmosfera, que você desfruta. Agradeça as  situações divertidas, inexplicáveis e até mesmo aquelas mais dolorosas, em todas elas temos a oportunidade de evoluir, agradecer é um hábito que torna seu coração generoso e sua mente mais leve.

meditação-para-hábitos-saudáveis

2 – Pratique meditação

Separe alguns minutos do seu dia para praticar meditação, logo pela manhã ou antes de dormir, a meditação traz muitos benefícios, entre eles:

– Redução da ansiedade

– Alívio do estresse e tensão

– Controle da pressão sanguínea

– Reequilíbrio de suas emoções.

Na internet é possível encontrar diversos tipos de meditações, guiadas ou não, você pode optar pela modalidade que mais combina com seu estilo de vida e rotina.

3 – Alimente-se corretamente

Como anda sua alimentação? Muitas pessoas que possuem uma rotina rápida e intensa têm o péssimo hábito de sabotar refeições primordiais com o intuito de “economizar tempo” e em decorrência disso as refeições fast food ganham cada vez mais espaço na alimentação dos brasileiros. Eles são alimentos de preparo e consumo absurdamente rápidos e apesar de saciar a fome, são uma verdadeira bomba de gorduras saturadas, sódio e açúcares, os responsáveis principalmente por doenças como infarto, diabetes, hipertensão e outras. Com certeza você não quer isso para sua vida.

Nossa dica é: separar um tempo exclusivo, mesmo que seja curto, para refeições de qualidade, evitando interferências. Prepare seu café da manhã com cereais, frutas e um belo suco ou café. Durante as refeições, evite o celular, desconecte-se dos problemas e faça sua refeição de forma tranquila e equilibrada sempre que possível, não prejudique sua alimentação por problemas que poderão ser resolvidos facilmente depois dela. Lembre-se de beber água ao longo do dia para manter-se hidratado, durante a tarde, se conseguir, inclua no seu cardápio algumas castanhas, amêndoas ou nozes, que são ricas em gorduras boas e ômega 3.

 

4 – Valorize seu descanso

Enquanto dormimos, nosso corpo e mente se recuperam proporcionando o reequilíbrio geral do organismo, regulação da temperatura corporal e aquela sensação maravilhosa de descanso e renovação de forças.

É fato que, algumas vezes precisamos vencer o cansaço e virar noites trabalhando, planejando atingir aquela meta, finalizando projetos e nos comprometendo com infinitas tarefas pendentes, mas não se esqueça que seu corpo também tem limites e necessita de um tempo de descanso para produzir novas forças e se preparar para executar outros desafios. Descansar é essencial!

hábitos_saudáveis

Uma curiosidade a respeito disso é que até a metade do século 20, cientistas acreditavam piamente que nosso cérebro era completamente desligado durante o sono, com único e exclusivo objetivo de descansar. Hoje é comprovado cientificamente que isso não acontece, mas se naquela época esse assunto já era considerado, imagine hoje que nosso cérebro recebe tantas informações por minuto. No mínimo nossa mente merecia uns dias de SPA para repousar e receber novas energias, não acha? (risos) 

Apesar da brincadeira, o seu sono é um assunto muito sério e deve ser levado em conta, uma vez que ficar horas sem dormir pode ser a raiz de doenças neurológicas gravíssimas e provocar diminuição na capacidade de raciocínio. Sempre que possível, durma pelo menos 6 horas por noite, o seu bem-estar está relativamente ligado à qualidade do seu sono, portanto, coloque isso na sua lista de novos hábitos saudáveis.

5 – Pratique atividades físicas

Movimente-se! Você sabia que a prática de exercícios físicos pode ajudar e muito sua performance? Veja alguns benefícios:

hábitos-saudáveis-atividade-física

– Bem-estar para a mente;

– Fortalecimento dos músculos e maior condicionamento físico;

– Energia extra para o dia a dia

– Contribuição para o bom funcionamento de órgãos vitais;

– Prevenção de inúmeras doenças;

E muito mais….

 

Perceba que associar alguma atividade física à rotina diária contribui significativamente com a sua saúde física e mental por produzir os conhecidos “Hormônios da Felicidade” são eles: 

– Dopamina, que impulsiona e motiva;

– Serotonina, o neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar e prazer;

– Endorfina, que age como um analgésico nas dificuldades, dores, frustrações e estresse;

– Ocitocina, promove a sensação de confiança e aproxima laços afetivos no geral.

Procure pelo esporte ou modalidade que mais combine com você: Musculação, Yoga, Pilates, caminhada ou algum outro de sua preferência.

 

Esperamos que estas dicas sejam úteis para você e que, principalmente, te motivem a colocá-las em prática o quanto antes! 

Para uma vida mais saudável e leve, a mudança de hábito e a força de vontade são imprescindíveis, depois é só desfrutar dos benefícios! Comece com pequenos hábitos saudáveis e aos poucos vá aumentando as novas práticas. 😊

Até a próxima!

Veja também

Sem comentários

    Deixe uma resposta

    %d blogueiros gostam disto: