Você sabe o que é Funil de Vendas? Entenda como esta estratégia pode ajudar o seu negócio. - Seja Evo
Destaque Dicas para seu negócio

Você sabe o que é Funil de Vendas? Entenda como esta estratégia pode ajudar o seu negócio.

funil de vendas

Entenda a importância de ter um funil de vendas e como aplicar esta estratégia no seu negócio.

funil de vendas

Se você nunca ouviu falar de Funil de Vendas, muito provavelmente você está perdendo clientes. Esta é uma estratégia muito utilizada pelas grandes empresas, para aproveitar bem todos os seus leads – contatos gerados através de ações de marketing –  e consequentemente, aumentar a quantidade de conversões no fim do mês. 

O funil de vendas nada mais é do que uma estratégia de Inbound Marketing, um conceito que foca na etapa da atração, conversão e encantamento do cliente. Esta concepção é muito utilizada em empresas que usam o Marketing Digital para divulgar os seus produtos e serviços. 

Entenda como funciona o Funil de Vendas 

Para começar a utilizar esta estratégia, você precisa entender a jornada do seu cliente. Existem várias etapas que o cliente costuma passar antes de realizar uma compra de fato.  

Se você tem uma pessoa que está buscando informações sobre algum serviço na internet, ela ainda não está pronta para comprar. Ela ainda está estudando qual é a melhor loja, qual é a média de preço do serviço que ela precisa e etc. 

É diferente de um lead que já leu sobre a reputação da loja em que ela deseja contratar o serviço nas redes sociais, por exemplo. Esta pessoa já está pronta para realizar uma compra. 

É neste momento que o funil de vendas entra em ação. 

Abaixo, temos uma ilustração de como ele funciona: 

Fonte: Agência Seja 

Você precisa preparar os leads para eles chegarem na etapa de compra. Para isso, é importante definir o que será feito no Topo, Meio e Fundo do funil de vendas. 

As principais etapas

Topo de Funil: aqui é o momento em que o cliente ainda não sabe que ele tem uma necessidade ou problema. Geralmente, é nesta etapa que ele tem o primeiro contato com a sua loja ou negócio por meio das redes sociais ou site. 

Ao reconhecer esta necessidade de um serviço ou produto, ele começa a pesquisar mais a respeito, estudando preços, facilidades e diferenciais da loja. 

É neste momento em que você precisa informar ele sobre os seus diferenciais. Muitas vezes o cliente chega até o seu site ou vê um post sobre o seu serviço ou produto, mas não necessariamente sabe mais sobre como aquilo pode ajudá-lo. 

Você precisa fornecer informações que tirem todas as dúvidas dele, educá-lo para que ele finalmente vire um lead – ou seja, um possível cliente. 

Meio de Funil: nesta etapa a pessoa reconhece um problema e começa a buscar como solucioná-lo. É neste momento da jornada em que essa pessoa vira um lead. 

Mas cuidado: aqui ainda não é o momento em que o lead está pronto para realizar uma compra, então evite vender a todo o custo os seus produtos e serviços e invista em um atendimento de qualidade, materiais ricos e ponha-se à disposição para ajudá-los. 

Aqui, o importante é você criar um relacionamento, uma proximidade com este lead despertando o desejo dele para realizar a compra. 

Fundo de Funil: aqui é onde você vai receber os frutos do seu trabalho com o lead. Se você conseguiu educá-los corretamente, este é o momento em que ele saberá que pode confiar na sua palavra. 

Quando você perceber que os leads chegaram no fundo do funil, aí sim você pode tentar fechar uma compra 😉

Conseguiu um novo cliente? Fechou uma compra? O seu trabalho não pode parar por aí! Existe mais uma etapa que é essencial para o sucesso do seu negócio: o pós-venda.  

Hoje, as pessoas buscam cada vez mais serviços personalizados e realmente buscam por uma experiência positiva com as marcas. Lembre-se de proporcionar isso para os seus clientes e tenha um relacionamento com eles, entenda se eles ficaram satisfeitos ou não com o serviço prestado e você saberá onde precisa melhorar 😉

Não esqueça que a fidelização de clientes é tão importante quanto conseguir novos clientes. Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre Inbound Marketing, que te ajudará a entender como colocar tudo isso em prática com dicas incríveis. 

E aí, gostou desta estratégia? Comente aqui se você já usa no seu negócio! 

Veja também

Sem comentários

    Deixe uma resposta

    %d blogueiros gostam disto: