5 Dicas de como evitar fraude com cartão na sua loja - Seja Evo
Destaque Dicas para seu negócio

5 Dicas de como evitar fraude com cartão na sua loja

A fraude com cartão não é um problema só do consumidor, o comerciante igualmente enfrenta situações de fraudes no seu dia-a-dia, seja no ambiente físico ou mesmo em e-commerces, onde as compras são online. Mesmo que aceitar cartões de crédito seja uma alternativa mais rápida e segura atualmente, este meio de pagamento pode estar sujeito a fraudes e por isso é importante que você, como comerciante, esteja atento para evitar que isso ocorra no seu estabelecimento. Saiba como evitar as fraude com cartão na sua loja com as dicas abaixo:

fraude-com-cartao

1. Verificar o cartão

Quando o cliente realizar o pagamento de uma venda, lembre-se de verificar se o cartão pertence mesmo a pessoa que o está apresentando. Uma forma de fazer isso é solicitar a identidade do seu cliente e comparar com o nome do titular do cartão que foi apresentado. Também é importante verificar as características do cartão do cliente e os elementos de segurança, como alguma alteração suspeita no chip ou na validade do cartão.

2. Maquininha de cartão

Lembre-se de entregar a maquininha ao cliente somente no momento da  digitação da senha. Isso ajudará a evitar que o cliente aja de má fé e altere o valor que você inseriu na maquininha, por exemplo. Caso o cartão utilizado não tenha chip, não deixe de solicitar a assinatura do cliente no comprovante da transação.

3. Compare o cartão e o comprovante

Sempre compare o cartão e o comprovante de pagamento. Os quatro últimos dígitos e a assinatura no verso do cartão, por exemplo, são informações que precisam ser iguais às que você terá após concluir a transação.

4. Suspeita de fraude

Em casos de suspeita de fraude com cartão, defina um procedimento para que sua equipe utilize, se necessário, evitando assim esta ocorrência no seu estabelecimento. Todo negócio precisa de um processo antifraude, como por exemplo, pedir a confirmação das informações de identificação para o cliente suspeito e verificar se estas estão corretas, outra solução é a instalação de câmeras para evitar casos em que o cliente cancela compras legítimas alegando não reconhecer a transação realizada com o seu cartão, câmeras instaladas no estabelecimento desestimulam esta prática, uma vez estando o cliente ciente de que suas compras serão gravadas, não poderá alegar desconhecimento do uso do cartão.

5. Fique de olho

Fique de olho no comportamento dos seus colaboradores: a maioria dos casos de fraude com cartão acontece com funcionários que já estão familiarizados com as dinâmicas internas do estabelecimento.

Os clientes da EVO estão ainda mais seguros, já que possuímos o certificado PCI Compliance, essencial para empresas que lidam com meios de pagamento. Seguimos diversas diretrizes que garantem a segurança das informações e reforçam a confiança dos nossos clientes. Saiba mais sobre as soluções e benefícios da EVO: acesse o nosso site!

www.sejaevo.com.br

Aproveite e curta nossa página no Facebook e no Instagram para acompanhar as nossas novidades:

https://www.facebook.com/sejaevo/?ref=bookmarks

https://www.instagram.com/sejaevo/

Confira:

Como aumentar o fluxo de caixa do seu negócio

Veja também

Sem comentários

    Deixe uma resposta

    %d blogueiros gostam disto: