6 dicas de gestão financeira para pequenos negócios - Seja Evo
Destaque Dicas para seu negócio

6 dicas de gestão financeira para pequenos negócios

Uma boa gestão financeira é a base para o sucesso de qualquer tipo de empreendimento. Segundo o IBGE, quase 60% das pequenas e médias empresas fecham antes de completar 5 anos de funcionamento – e o gerenciamento do dinheiro da empresa é um dos fatores que influenciaram. Quer saber como evitar isso? Leia as dicas abaixo:

dicas gestão financeira negócio

  1. Aposte na sua educação financeira: antes de colocar sua ideia de negócio em prática, lembre-se de colocar as suas finanças pessoais em ordem. Este é o primeiro passo para começar um negócio e assim conseguir controlar os investimentos e despesas da empresa sem misturar tudo com as suas contas pessoais. A sua educação financeira é importante para você identificar onde é possível economizar e investir, sem comprometer o seu dinheiro corporativo e pessoal.
  2. Profitability-Modeling-Leadspace

  3. Defina os objetivos e estratégias para a sua empresa: novos empreendedores encontram algumas dificuldades durante o processo de abertura de um comércio. Por este motivo, recomendamos que você monte um plano de negócio com todos os seus objetivos a curto e longo prazo. Coloque no papel quais são as estratégias necessárias para alcançar estes objetivos e diminua a chance de cometer erros na hora que a sua empresa começar a atuar no mercado – o que ajuda diretamente na sua gestão financeira, você saberá quanto será necessário investir para colocar o seu negócio em prática.
  4. Entenda os custos do seu negócio: com o que você precisa gastar para começar a sua empresa? Levante todos os custos necessários – impostos, funcionários, fornecedores, materiais e outros. Você terá uma visão ampliada sobre as suas despesas e conseguirá identificar o que pode ser otimizado a longo prazo dentro do seu orçamento.
  5. Tenha um cartão de crédito para a sua empresa: mesmo realizando uma projeção dos seus custos e investimentos, para uma boa gestão financeira é necessário ter crédito para emergências. Todo empreendedor sabe que imprevistos acontecem e um cartão de crédito é uma solução que pode te livrar de problemas maiores no futuro – se usado com consciência. Então, lembre-se: o cartão de crédito da empresa deve ser usado somente para os gastos do seu negócio! Não use para despesas pessoais, nem eventualmente, isso pode te trazer problemas.
  6. https://canaltech.com.br/video/hands-on/samsung-galaxy-a80-com-camera-que-gira-hands-on-11443/Contrate alguém que cuide da sua contabilidade: você como empreendedor precisa saber que um especialista na área de finanças faz toda a diferença na hora de gerir um negócio. Por mais que você tenha feito os primeiros passos para uma boa gestão financeira, quem poderá lhe garantir que isso continue será um profissional de contabilidade. Ele poderá te mostrar caminhos mais lucrativos financeiramente para o seu negócio e ainda evitar gastos desnecessários, por exemplo.
  7. Invista em parcerias: não se esqueça que as parcerias podem levar o seu negócio ainda mais longe! Pense estrategicamente e procure parceiros que possam gerar oportunidades de mercado para você em troca de alguma vantagem que o seu negócio possa trazer a eles. Você pode até conseguir novos tipos de parcerias com seus fornecedores e diminuir gastos a longo prazo, por exemplo. As possibilidades são amplas, não tenha medo de negociar 🙂

Coloque essas dicas em prática e você estará no caminho certo para uma gestão financeira de sucesso! Caso queira se aprofundar ainda mais no assunto, confira os e-books gratuitos sobre finanças do Sebrae.

E não esqueça de acompanhar nossas novidades nas redes sociais:

https://www.facebook.com/sejaevo/

https://www.instagram.com/sejaevo/

Veja também

Sem comentários

    Deixe uma resposta

    %d blogueiros gostam disto: