A diferença de atendimento e experiência do cliente - Seja Evo
Curiosidades Dicas para seu negócio Sem categoria

A diferença de atendimento e experiência do cliente

O mercado de trabalho se torna cada vez mais competitivo e as empresas buscam soluções para atrair mais clientes, com a preocupação de aprimorar a qualidade dos seus serviços para gerar negócios mais lucrativos. Atendimento ao cliente e experiência do cliente. Entenda qual a diferença entre atendimento ao cliente e experiência do cliente e veja porque o crescimento de um empreendimento está inteiramente ligado a estes dois termos.

1. O que é atendimento ao cliente

É a assistência prestada a todos aqueles que utilizam produtos ou serviços de uma empresa, com o objetivo de atender as demandas solicitadas pelo cliente.

Se você quer oferecer um bom atendimento aos seus clientes, alguns pontos fundamentais são a boa comunicação, agilidade e eficiência na hora de prestar um serviço ou vender um produto.

2.    Experiência do cliente

A experiência do cliente é o resultado das percepções que ele teve ao se relacionar com a sua empresa. A partir da experiência, é gerado um efeito que provém de todo conjunto de interação dos diversos departamentos da empresa como atendimento, marketing, suporte, vendas etc. Na circunstância de que a experiência tenha sido positiva, isso determinará se o cliente voltará a comprar ou não e se ele irá recomendar a sua empresa.

A união das duas ações é um papel fundamental para o bom funcionamento da empresa, trazendo um diferencial qualitativo com o consumidor e com outras marcas.

O que pode ser aplicado para melhorar o resultado da experiência dos meus consumidores?

Existem ações que podem trazer um resultado positivo. Veja a seguir pontos importantes para melhorar a experiência e garantir o sucesso.

Mantenha a sua equipe motivada

Valorize os colaboradores e traga essa proposta dentro da empresa, incentivando o bom atendimento ao cliente por meio de reuniões com os líderes e recompensas para a equipe perante a meta atingida. Uma boa equipe trabalha com motivação e seus clientes vão notar a diferença.

Capacite sua equipe

Não investir na capacitação da equipe pode trazer problemas no atendimento, então ofereça treinamentos de qualidade, especialização da área com instituições que realmente entendem do assunto, além de estimular as vendas com bonificações, prêmios e muito reconhecimento.

Entenda as necessidades do seu cliente

Por meio do diálogo, você consegue identificar o que o seu cliente deseja, porém não é tão simples assim, existem alguns métodos para entender de fato as verdadeiras necessidades do cliente:

  • Faça perguntas, elas permitem que você se aproxime do cliente e será mais fácil de compreendê-lo.
  • Preste atenção nas informações que ele transmite por meio do diálogo e gestos físicos, demonstre o seu interesse em saber como ajudá-lo.
  • Dê liberdade ao seu cliente, inspire confiança. Assim, ele se sentirá confortável em falar com você sobre suas expectativas do produto ou serviço.
  • E por último inclua a pesquisa de satisfação, por meio dela você pode mensurar o nível de atendimento prestado ao cliente, além de trazer uma visão do que precisa ser melhorado no produto/serviço.

O atendimento ao cliente e experiência do cliente possuem suas diferenças, porém se complementam. Mantenha sempre um bom relacionamento com o cliente e seus colaboradores, para que possa trazer bons resultados e experiências positivas a todos, garantindo que você seja um destaque no meio da concorrência.

Siga as nossas redes sociais e fique atento ao nosso blog, toda semana com muitas dicas, informações e matérias fresquinhas 😉

Confira também nosso ultimo post:

IMAGEM3EVO
MEI PARA ME: QUANDO E COMO MUDAR DE MICROEMPREENDEDOR PARA MICROEMPRESA

Veja também

Sem comentários

    Deixe uma resposta

    %d blogueiros gostam disto: