Como lidar com clientes inadimplentes? - Seja Evo
Destaque Dicas para seu negócio

Como lidar com clientes inadimplentes?

clientes inadimplentes

Sabemos que a gestão financeira de um prestador de serviços não é uma tarefa fácil, principalmente quando o desafio é lidar com a inadimplência. Muitas vezes, o profissional não sabe como realizar as cobranças sem prejudicar o seu relacionamento com o cliente ou suas finanças. 

Nós separamos algumas dicas importantes para você saber como lidar com clientes inadimplentes, confira: 

Faça um contrato de serviço

Essa é uma das soluções caso você esteja enfrentando muitos problemas com a inadimplência. Ter um contrato é o que garante que o cliente contratou os seus serviços e que serão realizadas cobranças por ele. 

Ao redigir o seu contrato de serviços, faça de forma clara e objetiva com todas as informações relacionadas a preços, prazos, formas de pagamento, possíveis multas e as obrigações de ambas as partes – um advogado é o melhor profissional para fazer isso!

Envie avisos sobre quando deve ser realizado o próximo pagamento

Sabemos que imprevistos acontecem e muitas vezes, os clientes acabam não realizando o pagamento na data correta por algum motivo: seja por esquecimento, falta de dinheiro ou organização financeira. Mesmo que não seja de propósito, isso acaba interferindo no seu fluxo de caixa.  

Uma forma de lidar com estes clientes inadimplentes seria enviar avisos sobre quando deve ser realizado o próximo pagamento. Você pode fazer a cobrança por e-mail ou WhatsApp, mas sempre de maneira sutil. Ninguém gosta de ser cobrado, então é importante você seja paciente e saiba como negociar. 

Ofereça diferentes formas de pagamento

Flexibilizar as formas de pagamento também ajuda a diminuir os clientes inadimplentes. Além do dinheiro, você pode aceitar cheques, boletos bancários, cartões de crédito, débito e transferência bancária. 

Porém, é importante lembrar de optar pelas formas de pagamento que são seguras tanto para você, quanto para o cliente. As maquininhas de cartões, por exemplo, possibilitam que você não fique sem receber caso o cliente não pague a fatura. Se isso acontecer, ele que terá que resolver o problema com a sua instituição financeira.

Facilite as formas de pagamento, mas sempre levando em consideração como elas vão te afetar. E lembre-se que logo no primeiro contato com o seu cliente, é essencial deixar bem claro as possibilidades de pagamento para que ele escolha qual é a ideal para ele.

Quando possível, ofereça descontos 

Oferecer descontos para os clientes é um diferencial para o seu serviço e ainda ajuda a evitar as inadimplências. 

Você pode, por exemplo, oferecer descontos para quem realizar o pagamento do serviço à vista. Isso traz mais segurança para você e ainda deixa o cliente satisfeito. Ou em casos de atrasos de pagamento, considere um desconto nos juros ou multa, para que facilite o pagamento do seu cliente.

Mas antes de sair por aí dando descontos, faça uma análise das suas finanças e avalie se isso é viável ou não para você.

Tenha um bom relacionamento com o seu paciente 

Manter um bom relacionamento com o seu cliente é essencial para evitar possíveis estresses no futuro. Caso seja necessário fazer uma negociação de pagamentos em atraso, você terá muito mais sucesso se você mantém contato com o seu cliente. 

Então ofereça um atendimento satisfatório e demonstre que você está sempre à disposição, seja para a contratação de novos serviços ou até mesmo para possíveis negociações. Lembre-se também de anotar e atualizar os dados dos clientes, para caso ocorra algum problema ou imprevisto, você consiga entrar em contato com ele. 

Agora você pode aplicar estas medidas na contratação dos seus serviços e diminuir as inadimplências. E aí, gostou das dicas de hoje? Acompanhe as nossas redes sociais para mais novidades: 

Facebook

Instagram 

Veja também

Sem comentários

    Deixe uma resposta

    %d blogueiros gostam disto: