De acordo com a Revista Exame, no Brasil o aplicativo WhatsApp possui 120 milhões de usuários e é o mais utilizado no país. Com as medidas de distanciamento social, devido ao novo Coronavírus, o seu estabelecimento pode aproveitar este canal de comunicação para vender seus produtos, mantendo o fluxo de caixa e o relacionamento com os clientes.
Você ficou pensando em como pode começar a vender no WhatsApp? Neste artigo, mostraremos como você pode vender seus produtos ou oferecer seus serviços, mesmo com o estabelecimento fechado.
Divulgando seus produtos
As redes sociais são uma forma muito efetiva de divulgação, crie uma página no Facebook para a sua loja e um perfil comercial no Instagram. Divulgue fotos dos produtos, faça vídeos – pode ser com o celular mesmo. Se for uma farmácia por exemplo, você pode montar kits completos, medicamentos em destaque ou promoção e fotografar.
Para deixar sua página mais interessante, não faça publicações apenas comerciais. Pense qual é o seu público e o que ele gostaria de ver. Por exemplo: se você tem uma perfumaria, você pode fazer um tutorial de automaquiagem com os produtos que você vende. Assim as pessoas aprendem a se maquiar e se interessam em adquirir os produtos.
As pessoas em casa, estão acessando muito mais as redes e consumindo muito mais por meio delas. Você deve estar se perguntando: onde entra o WhatsApp? Para qualquer tipo de comunicação, divulgue o seu número nas legendas das fotos, vídeos e detalhes da página. Use a tecnologia ao seu favor!
Confira algumas dicas:
WhatsApp Business: uma nova opção para ajudar você a vender no WhatsApp
É uma versão criada para empresas, nele você preenche o perfil com os dados da empresa como: endereço, telefone, horário de trabalho e é possível gerenciar melhor as mensagens dos contatos, utilizando marcadores como “pago”, “novo cliente” ou “pagamento pendente”. É uma ótima opção para grandes carteira de clientes, pois a ferramenta ajudará a administrá-la.
Lista de transmissão
É possível também enviar a mesma mensagem para vários contatos fazendo uma lista de transmissão,é super simples. Grupos não são recomendados neste caso, pois muitas pessoas não gostam de serem adicionadas sem permissão, isso pode gerar desconforto e prejudicar o seu trabalho.
Mensagens
Não exagere na quantidade de mensagens que vai enviar ao cliente, se forem muitas diariamente, ele vai bloquear seu contato e provavelmente deixará de ser seu cliente. Diversifique o tipo de mensagem entre conteúdos interessantes e mensagem comerciais.
Como efetuar a cobrança
O cliente viu o seu produto no perfil do Instagram, mandou uma mensagem no WhatsApp e vai efetuar a compra. Para o pagamento, você cliente da EVO, pode enviar o Link de Pagamento através por e-mail, SMS ou WhatsApp do seu cliente, de forma gratuita. Ele recebe a mensagem e faz o pagamento de onde estiver. Você ainda pode parcelar o valor, facilitando o orçamento do cliente por este período.
Entrega
Após o pagamento, combine com o cliente qual a melhor de entregar os produtos. Você pode deixar um dia na semana só para realizar as entregas ou combinar com os clientes que peguem em sua loja. Mesmo com o estabelecimento fechado para compras presenciais. Organize as equipes para a dinâmica das entregas de produtos, nunca se esquecendo da higiene, distanciamento e todos os cuidados essenciais para não propagar o novo coronavírus.
Viu como é fácil vender no whatsapp? Cuide da sua saúde, dos seus colaboradores e da sua empresa!
Sem comentários