05 dicas para ajudar a sua empresa em tempos de crise - Seja Evo
COVID-19

05 dicas para ajudar a sua empresa em tempos de crise

que tipo de vendedor você é

Provavelmente, a última coisa que você gostaria de fazer hoje seria ler um texto como esse e sinceramente, é super compreensível. Sabemos que o período em que vivemos é extremamente atípico e surpreendeu todos os setores da indústria, varejo, dos mais variados comércios e também pequenos empreendimentos.

Nós entendemos que, como bom empreendedor que é, hoje seu desejo seria atender os clientes normalmente em seu estabelecimento, recebendo-os com uma calorosa saudação, seguindo uma rotina dedicada em oferecer o melhor serviço possível a eles. Afinal, essa é a sua missão de vida, é seu propósito e claro isso significaria, de modo geral, que a “saúde financeira” do seu negócio estaria excelente. Mas infelizmente, devido ao atual cenário, precisamos reestruturar nosso negócio e seguir as normas do Ministério da Saúde, o que pode acarretar algumas consequências, tanto financeiras quanto no fluxo de atendimento. 

Hoje, nosso objetivo com este artigo é apresentar a você, 05 dicas para ajudar a sua empresa em tempos de “coronacrise”. 

Vendas online

Que tal oferecer aos seus clientes uma nova forma de realizar as compras nesse período? Se ainda não possui um ambiente online para disponibilizar seus produtos, você pode enviar seu catálogo via WhatsApp, por meio da criação de uma lista de transmissão com todos os seus clientes, por exemplo. E se você já possui um site, intensifique os pontos de contato, destaque seus números de telefone, e-mail e celular usado para atendimento.

Algumas ferramentas podem te ajudar a estreitar o relacionamento com a clientela:

  • Vídeos Chamadas por Whatsapp
  • Skype
  • Zoom
  • Facetime (disponível para iPhones)
  • Hangouts

Nesse período de crise, recomenda-se que as pessoas saiam de casa apenas em casos de extrema urgência e quando não apresentam sintomas da COVID-19, por isso as vendas online são as melhores opção, sua empresa continua em atividade e seu cliente pode receber o produto sair de casa.

Presença nas redes sociais


O lugar onde os brasileiros adoram se informar, depois do Google, com certeza é nas redes sociais, por isso, para agregar à dica anterior, recomendamos que otimize sua presença no ambiente digital. Se você ainda não possui uma estratégia de divulgação para as redes sociais, é uma ótima hora para começar a pensar nisso. Divulgar seus serviços, produtos e como sua empresa está se posicionando, nesse momento, é muito importante para manter seus atuais clientes informados e atrair novos interesses. Para te ajudar nisso, também temos um post sobre como atrair mais clientes para o seu negócio

Converse com seus colegas de profissão


Nesse momento, uma ótima forma de preservar a estabilidade do seu negócio, é conversar bastante com seus amigos empreendedores, pergunte àqueles que são mais íntimos quais estratégias eles têm usado para administrar as finanças e compartilhe também suas experiências, assim, todos poderão trocar informações, aprender uns com os outros e aplicar ideias que forem válidas. Além disso, nesse momento, vale reforçar que quanto mais unidos estiverem, mais forte o mercado se tornará. 

Organização das Finanças nesta crise


Retire um momento para organização do seu caixa. Revise as contas à pagar, o que é essencial agora? Algum serviço pode ser cortado? Se sim, o faça imediatamente, com certeza alguns gastos não essenciais podem ser adiados. Caso você pague aluguel do espaço, negocie, apresente sua situação ao proprietário e peça um desconto, por menor que seja, já ajudará bastante no fechamento do mês.

Invista em conhecimento

Quanto aos pagamentos à receber, defina aquilo que possui mais urgência, se tiver muitos recebimentos pendentes, tenha uma conversa franca e gentil com seus clientes inadimplentes. Como a situação está difícil para todos, ofereça formas de pagamento mais acessíveis, como parcelamentos da cobrança e a possibilidade do cliente realizar o pagamento de forma remota, por exemplo. Para saber como isso pode ser feito, confira nosso post sobre Link de Pagamento, uma solução gratuita e rápida para que seu cliente faça o pagamento sem sair de casa. Considere também oferecer descontos e promoções para que ele se motive a realizar o pagamento. Afinal, quem resiste à um belo descontinho?

Aproveitar este tempo para fazer um novo curso, uma especialização, pesquisas sobre lançamentos e tendências de mercado pode ser ótimo para sua carreira. Procure por cursos ou profissionais que disponibilizam esse tipo de conteúdo online, com isso, você pode aprimorar seus conhecimentos e voltar com força total quando tudo se estabilizar. É o melhor, terá com isso a oportunidade de oferecer novos serviços que agregarão valor ao seu negócio. Não é uma ótima, ideia? Procure instituições que atendem a sua necessidade e estude sem moderação. 

Gostou dessas dicas?

Siga-nos nas redes sociais!

Confira outros posts relacionados que preparamos especialmente para você:

Veja também

1 Comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: