Como aumentar o fluxo de caixa do seu negócio - Seja Evo
Destaque Dicas para seu negócio

Como aumentar o fluxo de caixa do seu negócio

Sabemos que administrar uma empresa é uma missão desafiadora. As tarefas do dia a dia são muitas e a gestão de um empreendimento vai desde a negociação com fornecedores até a venda realizada ao seu cliente. Por isso, para te auxiliar nessa jornada, hoje falaremos sobre: Como aumentar o fluxo de caixa do seu negócio em 05 passos bem simples. Vamos lá?!

Renegocie sempre que possível

renegocie com seu fornecedor

Você pode elevar e muito o faturamento da sua empresa a partir de uma renegociação das despesas e compras mensais. Converse com seus principais fornecedores, veja se é possível obter valores mais baixos ou mais justos (se for o caso). Procure realizar essa reavaliação pelo menos 01 vez por ano.

Fuja dos potenciais inadimplentes

fuja dos potenciais inadimplentes

Uma maneira eficaz de deixar seu caixa longe de problemas, é evitar fechar vendas com clientes que têm o péssimo hábito de atrasar ou não realizar os pagamentos. Para que você possa se manter atento a esses detalhes, alguns recursos poderão ser usados: Procure utilizar uma maquininha de cartão de crédito que garanta segurança tanto para você, quanto para o cliente. Além disso, alguns serviços de verificação de crédito também podem ser usados para consultar o CPF ou CNPJ de qualquer pessoa. Caso esse potencial cliente seja inadimplente, promova uma outra forma de pagamento, onde ele seja motivado a pagar à vista, oferecendo a ele algum pequeno desconto ou brinde.

Planejamento é essencial

planejamento

Para aumentar o fluxo de caixa do seu empreendimento devemos começar por aquela parte que muitas pessoas adiam, ou persistem em achar que é o menos importante: planejamento!
Realize uma projeção de curto e médio prazo. É importante que haja uma análise dos seus lucros e gastos mensais, ao fazer isso será possível realizar comparações do mês atual com o fluxo estimado ou espera atingir em breve. Ter um plano para seu fluxo de caixa vai além de prever os lucros, é se preparar também para as circunstâncias adversas.

Use a tecnologia a seu favor

use a tecnologia a seu favor

Utilizar sistemas de gestão integrados ao seu caixa, permitirá uma manutenção e análise muito mais precisa. Entenda que, independentemente do tamanho do seu empreendimento, chegará um momento (caso não tenha chego ainda) que ficará mais difícil gerenciar tantas informações do modo convencional. Por isso recomendamos que além de ter alguém específico para essa função, você e sua equipe façam o bom uso de alguma ferramenta que possa auxiliá-los nessa tarefa, pois com esse recurso será possível otimizar o seu tempo e focar nos processos que, de fato, serão rentáveis para o seu negócio.

Invista em ações de divulgação

marketing

Henry Ford, fundador da Ford Motor Company dizia: “se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”. A divulgação da sua empresa é importantíssima para alavancar o movimento do seu fluxo de caixa. Veja bem, para que seu produto, marca ou serviço esteja na mente das pessoas, ou que seja desejado pelo público que você planeja alcançar, é necessário que você seja visto! É muito importante que você promova a imagem do seu empreendimento para as pessoas, portanto, invista na divulgação, esteja presente nas redes sociais, por exemplo! Tudo isso poderá ser mensurado posteriormente e trazer grandes resultados para o seu negócio.

Esperamos que, de alguma maneira, esse post possa te ajudar a melhorar o fluxo de caixa da sua empresa. E para complementar a leitura, gostaríamos de sugerir mais 02 posts relacionados a este tema que você acabou de ler:

05 Dicas de Como Evitar Fraudes Com Cartão na Sua Loja
06 Dicas de Gestão Financeira para Pequenos Negócios

Até a próxima!

 

Veja também

Sem comentários

    Deixe uma resposta

    %d blogueiros gostam disto: