Saiba como o Empreendedorismo Verde pode ajudar o seu pequeno negócio - Seja Evo
Sem categoria

Saiba como o Empreendedorismo Verde pode ajudar o seu pequeno negócio

Os pequenos negócios podem usar medidas em prol ao meio ambiente e ainda economizar com isso! 

empreendedorismo verde
Empreendedorismo Verde

Faz pouco tempo que o assunto “sustentabilidade” vem ganhando força. Diante da nossa realidade hoje, com tantas consequências do aquecimento global afetando o nosso meio ambiente, o Empreendedorismo Verde está mudando a forma dos donos de negócio inovarem. 

Empreendedorismo Verde pode ser definido como ações empresariais que propõem melhorias ou inovações em prol da preservação do meio ambiente. 

Hoje, este pode ser um diferencial para os pequenos, médios e grandes negócios por proporcionar produtos e serviços sustentáveis e ao mesmo tempo, econômicos. 

Em uma pesquisa realizada em 2019, o Centro Sebrae de Sustentabilidade concluiu que 91% dos pequenos empreendedores brasileiros acreditam que a sustentabilidade gera oportunidade para novos modelos de negócios.

Fonte: Centro Sebrae de Sustentabilidade 

A pesquisa também mostrou que os empreendedores escolhem ser verdes por quatro motivos:

  1. Preocupação ambiental (67%)
  2. Redução de custos (20%)
  3. Geração de marketing e propaganda (3%) 
  4. Cumprimento da legislação (2%).

Se você é empreendedor, uma coisa extremamente importante que você tem que ter em mente quando o assunto é empreendedorismo verde é que o consumidor de hoje está cada vez mais consciente e preocupado em consumir somente marcas que estejam alinhadas com os seus princípios sustentáveis. 

Estes clientes costumam comprar apenas produtos ou serviços de marcas que também se familiarizam com esta causa, mesmo que paguem um pouco mais caro por isso.

Então, é possível perceber um mercado com uma nova mentalidade em alta e existem algumas coisas que você pode repensar no seu negócio, como por exemplo: 

Use e abuse das tecnologias verdes

Procure por tecnologias ou técnicas que utilizem práticas ecologicamente corretas que te ajudem na mão de obra do seu negócio. Existem soluções para você evitar o desperdício de materiais, instituições que podem te ajudar a reciclar e muito mais! 

Incentive a educação ambiental

Utilize as redes sociais e seus contatos de parceiros ou amigos para gerar um debate sobre a preservação do meio ambiente e falar sobre boas práticas. 

É importante incentivar a educação ambiental e ao gerar debates sobre o assunto, isso pode conscientizar as pessoas ao seu redor a serem mais sustentáveis também. 

Não esqueça de divulgar todas as iniciativas tomadas pelo seu negócio para que as pessoas conheçam este lado sustentável da sua marca. 

Se possível, utilize fontes de energia renováveis

A energia eólica ou solar são opções sustentáveis que podem ser utilizadas na sua empresa. Isso ajuda a reduzir significativamente a demanda por energia de combustíveis fósseis, que são prejudiciais a natureza. 

Aposte em paredes ou telhados vivos! 

As paredes ou telhados vivos são espaços onde as pessoas cultivam plantas diversas. Essa é uma das maneiras mais legais de purificar o ar porque as plantas 

convertem o dióxido de carbono em oxigênio.

Use a água conscientemente! 

Existem formas de implementar sistemas de captação e reuso de água que ajudam na hora de economizar e são totalmente verdes. Um exemplo é a utilização da água da chuva para realizar a limpeza de ambientes e regar as plantas. 

Um negócio que preza pelo meio ambiente faz toda a diferença na sua relação com fornecedores, clientes, parceiros e até mesmo na sociedade! Sua marca será reconhecida pelos seus consumidores por conta da sua credibilidade e pela preocupação com a sustentabilidade.

Quer saber como começar a ser verde? Acesse o site do Sebrae e assista a uma palestra que mostrará como você pode começar a aplicar o empreendedorismo verde no seu negócio. 

Aproveite e leia também: 

Networking para Negócios: entenda o que é e como começar! 

Como lidar com clientes inadimplentes

Veja também

Sem comentários

    Deixe uma resposta

    %d blogueiros gostam disto: